Trata-se de uma carne produzida em laboratório, onde se faz o cultivo in vitro de células animais, que depois são transformadas em alimentos cuja composição pode ser equivalente à de produtos animais convencionais sem a necessidade do animal inteiro.
Outros nomes para a tecnologia são: carne artificial, in vitro ou sintética.
Desde os estudos iniciais no início dos anos 2000, as metodologias de produção de alimentos baseadas em células foram bem caracterizadas, o que significa que agora estão prontas para passar de laboratórios para escala de produção.
Em 2013, o primeiro hambúrguer bovino produzido por essa tecnologia foi apresentado ao mundo. Em dezembro de 2020, os primeiros nuggets de frango à base de células foram aprovados por uma autoridade competente em Singapura.
Em novembro de 2021, havia pelo menos 76 empresas desenvolvendo produtos similares em todo o mundo. Muitos tipos de produtos e commodities, como vários tipos de carnes, aves, peixes, produtos aquáticos, laticínios e ovos estão em fase de comercialização futura.
E você, o que acha dessa carne?
Referência
FOOD SAFETY BRAZIL. Segurança de alimentos da carne cultivada em laboratório. Disponível em: https://foodsafetybrazil.org/a-seguranca-de-alimentos-da-carne-cultivada-em-laboratorio-visao-da-fao/). Acesso em: 3 out. 2022.
Kommentare