Ao realizar um tratamento com antibióticos, alguns efeitos colaterais podem ser observados, especialmente no sistema digestivo. Isso acontece porque a medicação pode perturbar o equilíbrio das boas bactérias que fazem parte do microbioma (conjunto de micróbios que compõem o organismo humanoe exercem papel importante).
O nosso intestino, por exemplo abriga milhões destas bactérias, que mantém o bom funcionamento do intestino e contribuem com nosso sistema imunológico, entretanto durante a ingestão de antibióticos essas bactérias também são afetadas, acarretando como efeito colateral diarreia, inchado abdominal e falta deapetite, além disso é de extrema importância que essas boas bactérias sejam recolonizadas após a medicação e alguns alimentos podem ajudar.
- Probióticos e prebióticos
Os probióticos são as bactérias quepodem ser ingeridas contribuindopara o equilíbrio da microbiota eajudando na diarreia, causada peloantibiótico, mas estes devem seradministrados após o ciclo da medicação.
Prebióticos são alimentos que ajudam na proliferação das boas bactérias, eles servem de alimentos para elas. Quando estes alimentos são consumidos antes e depois do antibiótico o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra e cereais.
- Alimentos Fermentados
São boas fontes de bactériasbenéficas. Entre os produtos maiscomum estão: iogurte, algunsqueijos, picles frescos além daculinária oriental como missô.
A ajuda de um profissionalnutricionista pode ser fundamentalna recolonização destas boas bactérias.
Referências:
OLIVEIRA, A.M.; SILVA, F. M.Dietoterapia nas Doenças do adulto.1° ed. – Rio de Janeiro: Rubo, 2018.
Comentários