Autora: Rhaysa Vido - graduanda em nutrição pelo Centro Universitário Unigran Capital.
Todos sabemos que é através da alimentação que atingimos um nível ótimo tanto para viver com qualidade, quanto para se alcançar um corpo esteticamente desejável por muitos. Quando se trata de mulher, de fato temos que pontuar as particularidades deste organismo, visto que no corpo feminino há grande influência hormonal em relação ao funcionamento e desenvolvimento. Há 5 fases distintas durante a vida de uma mulher:
1-infância(0/9anos),
2-adolescência(10/19anos),
3-adulta(20/49 anos),
4-climatério(50/60 anos),
5-idosa(+ 60 anos).
Neste post vamos nos atentar a fase adulta.
Na fase adulta da mulher o cálcio é muito importante porque a partir dos 30 anos de idade, há uma perda gradativa da massa óssea, decorrente da falta e/ou diminuição deste micronutriente e como consequência a longo prazo temos a osteoporose, que acentua-se com a menopausa.
O cálcio é encontrado facilmente em laticínios, hortaliças verdes-escuras, sardinha e nas oleaginosas que têm teores variáveis deste mineral, sendo que cada alimento apresenta biodisponibilidade de cálcio variada. Além dos suplementos de cálcio que devem ser consumidos mediante orientação nutricional e/ou médica. Temos ainda algumas bebidas vegetais, denominados como os “leites” de soja, arroz, aveia, castanhas, dentre outros, que podem ser fortificados desse mineral.
O cuidado com a ingestão de cálcio, não pode ser ignorado, visto que a osteoporose lidera entre as principais morbidades que acometem a mulher no climatério.
Além dos ossos, a pele, cabelo e as unhas necessitam de um organismo sempre hidratado, para que não haja comprometimento funcional, resultando em um cabelo seco, unhas quebradiças e pele ressecada, com perda de colágeno. Os nutrientes necessários para se ter qualidade deles são: vitamina A, vitamina D, gorduras poli-insaturadas, prebióticos e probióticos.
Onde podemos encontrar:
- Vitamina A: frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.
- Vitamina D: carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
- Gorduras poliinsaturadas: ômega-3 e ômega-6.
- Prebióticos: aveia, maçã, semente de linhaça, alho, cebola, alho poró.
- Probióticos: queijos, leites fermentados e iogurtes.
REFERÊNCIAS:
Fujiwara, C. T. H. Nutrição para cada fase de vida da mulher. Disponível em: https://www.nutsnutritionscience.com/single-post/2017/08/23/fases-da-mulher
Maganha C., Sobrinho J. et al. Alimentação e saúde da mulher nas fases da vida. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/alimentacao-e-saude-da-mulher-nas-fases-da-vida
Commentaires