A obesidade é uma doença multifatorial, caracterizada pelo excesso e acúmulo de gordura corpórea. Estima-se que 42 milhões de crianças estão com sobrepeso no mundo.
No Brasil, de acordo com os dados de acompanhamento realizado pela atenção primária à saúde realizado em 2020, 14,9% das crianças com idade entre 5 e 9 anos tinham sobrepeso e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade segundo Índice de Massa Corporal (IMC) para idade (Brasil, 2021).
Sabemos que a escola e a família tem grande influência sobre os hábitos da criança, portanto, é fundamental que estes estejam conectados para desenvolver atividades e mudanças na rotina dos pequenos, tendo em vista que crianças obesas não assistidas possuem maiores chances de desenvolverem outras doenças, como diabetes, hipertensão, depressão, entre outras.
O tratamento da obesidade está relacionado com o balanço energético (ingestão versus gasto energético) dentro de um contexto de grandes mudanças no ambiente, envolvendo toda a família, a escola e a rotina da criança ou do adolescente de modo geral (NERI, et al., 2017)
Podemos citar algumas dicas essenciais para a mudança de hábitos.
Regular o sono das crianças: crianças que dormem menos de 12 horas por dia podem apresentar maior pontuação de Z-score de IMC, medidas de dobras cutâneas e maior probabilidade de sobrepeso aos três anos de idade (Taveras EM, Rifas-Shiman SL, Oken E, Gunderson EP, Gillman MW. Short sleep duration in infancy and risk of childhood overweight. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine. 2008;162(4):305–311.)
Praticar atividade física: A Academia Americana de Pediatria recomenda 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa para prevenir obesidade (The Role of the Pediatrician in Primary Prevention of Obesity Stephen R. Daniels, Sandra G. Hassink, COMMITTEE ON NUTRITION Pediatrics Jun 2015, peds.2015-1558)
Diminuir o tempo de tela das crianças: O Consenso da Academia Americana de Pediatria sobre Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil recomenda que as crianças de dois anos ou menos não sejam expostas a telas e que crianças com mais de dois anos não devem ser expostas por mais de uma ou duas horas ao dia (Barlow SE. Expert committee recommendations regarding the prevention, assessment, and treatment of child and adolescent overweight and obesity: summary report. Pediatrics. 2007;120:S164–S192.)
Realizar as refeições com a família: De acordo com Abeso (2018), crianças cujas famílias fazem refeições juntas regularmente têm menos risco de sobrepeso e obesidade.
É direito de toda criança e adolescente acesso a uma alimentação saudável e balanceada, e é dever de toda a sociedade lutar para que nunca falte a eles o alimento que proporciona saúde e desenvolvimento!
Autora: Suellen Gomes
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, V. L. P. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Editora Manole, 2009. BRASIL.
Ministério da Saúde. Promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/promocaosaude/excesso
NERI, L. de C. L. et al. Obesidade Infantil. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Manole, 2017.
PROGRAMA MUNDIAL DOS ALIMENTOS. Obesidade infantil. Brasília, 2021. Disponível em: POLICY BRIEF-26052021.indd (centrodeexcelencia.org.br). Acesso em: 07 ago 2022
•| Aprenda Receitas 0% AÇÚCAR🚫 e (Seja o Mestre👨🏼🍳) com o nosso mais NOVO E-book📓 de RECEITAS📝 Incríveis e Saborosas! {...}🍴🧁 •| { APRENDA🎓 } dicas PROFISSIONAIS,🤝🏼 com ➕MAIS de 30 Novas RECEITAS📖 e adquira uma NOVA EXPERIÊNCIA culinária.🤩 •| RECEITAS📝 cuidadosamente TESTADAS✅ para garantir o SABOR e a qualidade NUTRICIONAL...✍🏼 •| {...} Por APENAS! {...} 💲29,99 •| Adquira🎓 esse NOVA Experiência; •| Confira✍🏼 NOSSO Novo E-book📓⤵️⤵️; https://go.hotmart.com/H83281692V https://go.hotmart.com/H83281692V?dp=1 •| Aproveite sem culpa😊 e SABOREIE sem medo!😉