top of page
Foto do escritorGabriel Alves Penkal

OBESIDADE: Fatores Etiológicos, Diagnóstico e Terapia Nutricional


Fonte: Site Pinterest, (2022).


Definição de Obesidade

A obesidade pode ser definida de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO, 2016) como uma condição patológica de saúde que se caracteriza-se por uma elevação de peso corporal acima do recomendado para a altura de indivíduos, sendo assim o critério de diagnóstico principal é o índice de massa corporal (IMC) acima de 30kg/m2.


Fatores Etiológicos (Surgimento)

A obesidade pode ser desencadeada por fatores ambientais, estes relacionam-se com os hábitos alimentares e estilo de vida, onde o elevado consumo de alimentos fonte de carboidratos, açúcares e gordura respectivamente juntamente com o estilo de vida sedentário tendem ao desenvolvimento da doença., e fatores genéticos que envolvem modificações metabólicas provocadas por genes associadas a hereditariedade que dependendo dos fatores ambientais pode desencadear a patologia.


No Brasil, foi realizado uma análise de quatro estudos de base populacional entre os anos de 1947 a 2003, sendo cada estudo realizado em período específico e o último realizado por volta de 2003, com o objetivo de avaliar a magnitude de agravos nutricionais mais relevantes, incluindo a emergência da obesidade e verificar seus principais fatores determinantes, assim como traçar a tendência do comportamento desses agravos no país (WANDERLEY, Emanuela Nogueira., FERREIRA, Vanessa Alves., 2010).


Por meio do estudo foi constatado que a obesidade superou a desnutrição entre os homens de renda alta e média e entre as mulheres de todos os níveis socioeconômicos, sendo considerado o fator principal para o surgimento a qualidade de vida e os hábitos alimentares do indivíduos no corrente ano.


Sugere que os indivíduos de classe econômica média alta apresentaram obesidade por ter mais acesso a alimentos mais industrializados e calóricos, e por outro lado indivíduos de classe baixa por não apresentarem condições de adquirir alimentos mais equilibrados nutricionalmente tendem-se a desenvolver obesidade pelo consumo de alimentos fonte de carboidratos simples que são mais acessíveis.


Além dos fatores ambientais citados acima, fatores genéticos também associam-se a obesidade sendo de grande importância para o diagnóstico.


Francischi et al. em um estudo de revisão aponta forte influência genética no desenvolvimento da obesidade, sendo o comportamento alimentar modulado por hormônios de saciedade e fome, leptina e grelina respectivamente. Nesse sentido as modificações gênicas intervém na produção hormonal que exerce influência no sistema nervoso central, caracterizando um estado de propiciação para a continuidade de comportamentos compulsivos e dopaminérgicos relacionados ao padrão alimentar na obesidade (WANDERLEY, Emanuela Nogueira., 2010., apud, LOPES, MARQUES).


Métodos para Diagnóstico

Fonte: Unifesp, (2021).


- IMC

- Circunferência de Pescoço (CP)

- Circunferência da Cintura (CC)

- Medidas Antropométricas

- Bioimpedância

- Razão Cintura Quadril (RCQ)

- Tomografia Computadorizada

- Ressonância Magnética

- Avaliação Combinada


Todos os métodos podem ser utilizados para diagnosticar a obesidade, contudo, a utilização de métodos como medidas antropométricas, RCQ e circunferências podem apresentar dificuldades para a obtenção do resultado devido a tais métodos serem limitantes em condições de obesidade severa, nessas condições a utilização de exames de imagem se torna mais precisa e assertiva.


Importância da Terapia Nutricional

A conduta alimentar para a prevenção e tratamento da Obesidade consiste em uma mudança no estilo de vida e concretização de hábitos saudáveis, que juntos podem exercer grande papel modulador na percepção mental do indivíduo frente as modificações físicas.


De acordo com diretrizes atuais para o tratamento, dietas normolipídicas e hiperproteicas tem apresentado grande resultado na diminuição do peso corporal, visto que proteína e gordura são cetogênicos e favorecem a queima do estoque de TAG (triglicerídeos) além de acelerar o metabolismo, porém antes de qualquer adesão é importante uma avaliação nutricional individualizada (ABESO, 2016).


A dieta Mediterrânea pode ser uma excelente escolha por conter alimentos menos processados e ricos em gordura hidrogenada, alto consumo de proteínas e lipídeos mono e poli insaturados, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, além de ser uma dieta com caráter preventivo a carcinomas e inflamações no metabolismo.


Analisando os vários tipo de dietas existentes para a redução de peso e tratamento de Obesidade, conclui-se que todas elas tem como base um défict calórico e uma baixa ingestão de carboidratos, sendo assim, a melhor escolha será a mais aceitável pelo paciente, adequada de acordo com a sua distribuição corporal, genética e outras especificidades.


Referências:

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4ª edição, São Paulo. 2016. Disponível em: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2019/12/Diretrizes-Download-Diretrizes-Brasileiras-de-Obesidade-2016.pdf. Acesso em: 04/11/2022.


BARBOSA, Priscila Santos e col. Circunferência do pescoço e sua associação com parâmetros antropométricos de adiposidade corporal em adultos. Braspen Journal, Lagarto - Sergipe, v.34, n.4, p. 315 - 320, 2017. Disponível em: http://arquivos.braspen.org/journal/out-dez-2017/04-Circunferencia-do-pescoco.pdf. Acesso em: 04/11/2022.


WANDERLEY, Emanuela Nogueira., FERREIRA, Vanessa Alves. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciência & Saúde Coletiva, Diamantina - MG, v.15, n.1, p.185-194, 2010. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v15n1/a24v15n1.pdf. Acesso em:04/11/2022.


Fonte das imagens:

Site Pinterest, 2022. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/60306082501264149/. Acesso em: 04/11/2022.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page