Na infância, a boa nutrição é indispensável para o crescimento e desenvolvimento adequado. É neste período que devem ser introduzidos os bons hábitos alimentares que permanecerão na adolescência e na vida adulta, pois a prevenção de algumas doenças degenerativas do adulto pode começar na infância.
Segundo Vitolo (2015) a formação dos hábitos alimentares inicia-se com a bagagem genética e sofrem diversas influencias do meio ambiente como, por exemplo, alimentação da gestante, aleitamento materno, introdução dos alimentos complementares no primeiro ano de vida e condição socioeconômica. Os pais são os primeiros educadores nutricionais (Ramos e Stein, 2000).
Cada faixa etária apresenta uma demanda nutricional específica. E a variedade de nutrientes é de grande importância para um adequado crescimento e desenvolvimento corporal e neurológico. Então, cada faixa etária, uma necessidade:
2 a 5 anos: hortaliças e fontes de cálcio (lácteos e folhas verdes), por conta do crescimento e desenvolvimento dos ossos. Nesta fase a criança já consome os mesmos alimentos que a família e já deve ser estimulada a comer frutas e hortaliças inteiras.
6 a 10 anos: na idade escolar é comum o apetite aumentar, mas é preciso ficar atento para que os alimentos consumidos sejam saudáveis para dar energia sem favorecer o sobrepeso, carboidratos saudáveis (batata doce, aipim, inhame, batata baroa, batata inglesa) devem ser constantes no cardápio, assim como a aveia, as frutas e o tradicional arroz e feijão
Acima de 11 anos: Os pré-adolescentes pertencem a uma faixa de risco nutricional no que diz respeito seu estilo de vida e consumo alimentar como, por exemplo, tendência em pular refeições, fazer refeições fora de casa, consumir alimentos ou bebidas com alta densidade energética, comer com maior frequência em lanchonetes, realizar dietas por conta própria aderindo as tais “dietas da moda” e etc.), levando a um alto consumo de gordura e energia e maior risco de desencadear doenças crônicas não transmissíveis (DCNt`s).
Mas, como transformar a alimentação saudável um forte aliado da criança? Para responder essa pergunta, trazemos 4 dicas práticas e transformadoras:
Monte pratos coloridos As cores dos alimentos ajudam a compor pratos mais bonitos e são ótimas para atrair a atenção das crianças. Legumes e verduras variados, pode ser um ótimo incentivo para que elas passem a incluir novos alimentos nas refeições.
Dê o exemplo na alimentação. Sabemos que os pequenos imitam o exemplo dado pelos adultos, principalmente daqueles que mais convivem com eles. Por isso, se os pais não comem frutas, legumes e verduras, dificilmente ela irá pensar que são boas opções. O mesmo vale para lanches e bebidas: opte por sucos integrais da fruta em vez de refrigerantes.
Crie o hábito de comer sempre à mesa. A hora da refeição deve ser especial e um momento em família. Dessa forma a criança poderá interagir com os pais, ser incentivada a experimentar novos alimentos, reparar no que os adultos estão comendo. Quando acostumada a fazer a refeição enquanto faz outra coisa, como assistir televisão ou jogar no celular, a criança acaba se distraindo e nem se dando conta do que está comendo.
Tornar o momento de preparo divertido Esse processo pode começar antes, levando as crianças ao supermercado, tornando uma experiência divertida e um passeio diferente. Em casa, podem ajudar no preparo das refeições, para que sintam a textura, as cores e os sabores. Na hora do refeição, ficarão felizes por terem ajudado e se possível, proporcione o contato com a natureza, mostrando uma horta, por exemplo.
Dessa forma, a alimentação saudável não será uma vilã na vida da criança e sim uma grande aliada .
Autora: Anna Paula De Melo Alencar Lima
Referências:
VITOLO, M.R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. 2º ed Rio de Janeiro: Rubio, 2015.
RAMOS, M.; Stein, L.M. (2000). Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 76 (Supl.3), S229-S237
WORLD HEALTH ORGANIZATION, (1990). Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases. Report of a WHO study group. WHO Technical Report Series 797. Geneva
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