top of page
Foto do escritorNUTRIÇÃO UNIGRAN CAPITAL

Leite integral x composto lácteo. São iguais?


Pois é pessoal, não é igual. Vamos entender a diferença.


Leite em pó: é o produto obtido por desidratação do leite de vaca; deve ser integral e desnatado ou parcialmente desnatado. Ele é natural, composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose; e tem o cálcio mais biodisponível. Deve conter somente proteínas, açúcares, gorduras e outras substâncias minerais próprias do leite. Alguns dizem que ele não é indicado para crianças menores de 1 ano, pois não substitui o leite materno. Exemplos: além da Ninho, a NAN e a Aptamil têm várias linhas de leite em pó para bebês. Molico é um exemplo de leite em pó para adultos.


Composto lácteo: é o produto em pó resultante da mistura do leite com substâncias alimentícias lácteas (como soro de leite, leite fermentado, manteiga e creme de leite), não-lácteas (como açúcares, edulcorantes nutritivos, chocolate, café e frutas) ou ambas. Surgiu como uma alternativa ao leite e deve ter no mínimo 51% de leite de vaca. É um produto industrializado, geralmente mais caro do que o leite em pó integral. Vale ressaltar que ele não é necessariamente um produto inferior; embora não possua as mesmas propriedades do leite integral, ele poderá, por exemplo, ser recomendado para consumo em casos individuais. Além da série Ninho, outros exemplos de composto lácteo incluem: Neslac e Ideal (também da Nestlé), Enfagrow (Mead Johnson) e Milnutri (Danone).


Segundo a legislação brasileira, para ser classificado como leite (ou leite em pó), o produto não deve ter outros ingredientes adicionados a não ser vitaminas e minerais.

Já para o produto ser qualificado como composto lácteo, é necessário preencher alguns requisitos presentes na Instrução Normativa nº 28, de 12 de junho de 2007, do Ministério da Agricultura.

A polêmica pode ter surgido do fato de que a marca realmente trouxe uma nova fórmula, que inclui, entre os ingredientes, vitaminas, minerais, óleos vegetais e fibras. Segundo a Nestlé, o composto é indicado para crianças em idade pré-escolar que passam por período de seletividade com baixa ingestão de vitaminas e minerais.


Referência

SAO PAULO PARA TODOS. Diferença entre leite em pó e composto lácteo. Disponível em:

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page