O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (2024), existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF, 2024). Mundialmente, o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública, cujas previsões vêm sendo superadas a cada nova triagem. Por exemplo, em 2000, a estimativa global de adultos vivendo com diabetes era de 151 milhões. Em 2009, havia crescido 88%, para 285 milhões. Em 2020, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos (assombrosos 463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1 (Biblioteca Virtual em Saúde, 2024).
FIGURA 1 – TIPOS DE DIABETES
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (2024).
Diabetes tipo 2
É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto. Ocorre, geralmente, em pessoas obesas com mais de 40 anos. O que ocasiona:
· maus hábitos alimentares;
· sedentarismo e stress da vida urbana.
O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é considerado uma das grandes epidemias mundiais do século XXI e problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. As crescentes incidência e prevalência são atribuídas ao envelhecimento populacional e aos avanços no tratamento da doença, mas, especialmente, ao estilo de vida atual, caracterizado por inatividade física e hábitos alimentares que predispõem ao acúmulo de gordura corporal (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2024).
FIGURA 2 – EVOLUÇÃO DO DIABETES DO MUNDO
Fonte: WHO (2024).
FIGURA 3 – MECANISMO DE AÇÃO DA DIABETES TIPO 2
Disponível em: www.google.com.br/imagensdiabetes. Acesso em: 26 jun. 2024.
2 – Como funciona a nutrição?
Recomendações gerais:
· redução de energia (CHO) e gorduras;
· 6 refeições/dia;
· prática de atividade física de 150 minutos por semana;
· no consumo proteico preferir carnes magras (bovina, aves, peixes), soja, leite, iogurtes com baixo teor de gordura.
FIGURA 4 – ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES
Fonte: elaborado pela autora (2024).
FIGURA 5 – DIFERENÇA ENTRE LEITE INTEGRAL E DESNATADO
Fonte: elaborado pela autora (2024).
FIGURA 6 – POR QUÊ COMER ALIMENTOS INTEGRAIS?
Fonte: elaborado pela autora (2024).
FIGURA 7 – POR QUE COMER ALIMENTOS INTEGRAIS?
Fonte: elaborado pela autora (2024).
Referências bibliográficas
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 26/6- Dia Nacional do Diabetes. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/. Acesso em: 30 maio 2024.
IDF. INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Sobre diabetes. Disponível em: https://idf.org/. Acesso em: 30 maio 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/. Acesso em: 30 maio 2024.
Comments