O almejado custo reduzido, trará ao empresário: Qualidade garantida, melhor preço, lucratividade, abertura de novos mercados, produto seguro e cliente feliz. Porém, o custo reduzido somente é conseguido a médio e longo prazos e necessita-se uma boa equipe, bom gerenciamento e indicadores de Qualidade e de desempenho.
Entendemos custo como a soma dos gastos incorridos e vinculados diretamente ao produto final. Já as despesas são gastos de caráter geral como administrativos e de venda e não se identificam diretamente à produção.
Os custos proporcionam várias indagações. Não basta apenas a ideia de ter o produto ou serviço acabado, com preço estipulado e aguardar a vinda dos clientes e lucros. O investimento inicial para um empreendimento varia tanto quanto as possibilidades de negócio. O modelo oriental estuda o mercado para então definir o preço. O empreendedor começa pequeno, no entanto, pensa grande. Enquanto isso, o ocidental decide o valor que quer cobrar e tem a mentalidade de começar grande para se manter grande.
É importante destacar que geralmente o empresário ocidental não planeja para abrir o seu negócio, ao contrário do empresário oriental que tem um planejamento muito bem elaborado antes de abrir o seu próprio negócio.
Definição de Custo
Custo é a soma dos valores de produtos e serviços consumidos para obtenção de novos bens e serviços. Os custos são classificados como custos diretos ou indiretos.
Os custos diretos ou variáveis variam de acordo com a quantidade de unidades produzidas, por exemplo, custo de matéria-prima, descartáveis e produtos de limpeza.
Os custos indiretos ou fixos não variam de acordo com o volume da produção, por exemplo, aluguel, gastos com equipamentos e utensílios.
Existem outras definições, classificações e grupos para dividir os custos, porém para efeito didático dentro do contexto deste livro não serão abordados.
Graficamente isso é representado da seguinte forma:
Gráfico 01. Custo variável.
Gráfico 02. Custo fixo.
Referência
CINTRA, Patricia. Qualidade e redução de custos em alimentos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
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