top of page
Foto do escritorJoão Marcos Aquino

Curiosidades que você precisa saber sobre queijos veganos



Quando se adota uma alimentação baseada em vegetais ou restrita de leite e seus derivados, no caso dos intolerantes a lactose, muitas vezes você pode sentir falta de queijos, pois é um alimento que está presente em várias receitas e dá um toque especial a elas.


É aí que entram os queijos vegetais mais conhecidos como queijos veganos. São opções que não deixam a desejar, apresentam composição similar ao tradicional e buscam aproximar na textura, cor e sabor aos tradicionais, entretanto, sem o uso de ingredientes de origem animal. Existem vários tipos de queijos veganos e quando comparados aos convencionais, alguns podem inclusive ser derretidos, mantendo o aspecto e a consistência.


Você pode encontrar queijos feitos à base de castanha de caju, soja (o tradicional tofu), amêndoas, amendoim, macadâmia, castanha do Pará, e ainda podem ser utilizados tubérculos como a mandioca, batata, inhame e até mesmo algumas sementes para fazer requeijões e outros queijos moles. As oleaginosas são as mais presentes nas produções dos queijos, utilizando suas gorduras naturais e outros ingredientes essenciais como o azeite de oliva e o óleo de coco.


Para chegar a sabores mais próximos dos originais precisa recriar ao máximo o mesmo processo de produção. É aí que entra outro ingrediente fundamental, os probióticos ou fermentos para a produção de queijos. Esses ingredientes podem ser encontrados em lojas especializadas, mas já vou adiantando que se você tiver alergia ao leite, o fermento não é um ingrediente adequado para você, pois a maioria deles contém traços de leite. Neste caso, prefira os probióticos, que não contêm traços de leite e consegue-se fazer um bom trabalho de fermentação com eles.


Com toda essa variedade, o queijo vegano pode ser integrado nas mais variadas receitas desde pratos comuns como sanduíches, salgados e pizzas, sem nunca prejudicar sua qualidade em relação ao sabor e textura. Além disso, ele vai bem em todas as refeições, não só na rotina diária, como também em eventos especiais, oferecendo mais opções para os convidados veganos e intolerantes a lactose.


Importante ressaltar no entanto que nem todos os queijos vegetais industrializados possuem boa qualidade. Lembre-se de ler a lista de ingredientes para fazer a melhor escolha. Evite aqueles que possuem muitos aditivos químicos.



Dica: Se você for fazer o seu queijo vegetal em casa, lembre-se de sempre usar o óleo de coco sem sabor. O óleo de coco virgem ou extravirgem possui sabor marcante de coco e isso altera o sabor final do queijo. Ainda existem alguns ingredientes que ajudam no sabor e na coloração, como cúrcuma, purê de cenoura ou abóbora, páprica defumada entre outros. Para dar o sabor de queijo, um segredinho: Experimente usar a levedura nutricional. Além de ser um ingrediente extremamente nutritivo, ele possui um sabor de queijo único. Adicionar suco de limão, cebola e alho desidratados também faz toda diferença e fica uma delícia.


Em um outro momento falarei para vocês sobre os valores nutricionais presentes nos queijos veganos.


João Marcos Aquino 🌱 Colunista Veg/Vegan

➡️ Instagram: @j.marcos_nutri

➡️ E-mail: j.marcosnutri@gmail.com

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page