Fonte: Pinterest, (2022)
Oque são carboidratos e quais são os tipos
Carboidratos são um grupo de macro nutrientes, ou seja, nutrientes que necessitamos consumir em maior quantidade e que são compostos por Carbono (C), Dióxido de Hidrogênio (2 - H) e Oxigênio, apresentando-se na seguinte fórmula: CH2O.
Os carboidratos são divididos em 4 classificações, quanto ao tamanho de sua estrutura, podem ser classificados em Monossacarídeos, Dissacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
Eles promovem energia ao organismo por meio da oxidação de seus compostos, que servem como matéria prima para a formação de glicose, dando origem a outras moléculas que posteriormente também podem ser utilizadas pelo metabolismo como fonte de energia.
Na tabela abaixo, está descrito os tipos de carboidratos em sua forma final, bem como suas características de absorção e oxidação.
Fonte: Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN 1981-9927, São Paulo v. 2, n. 10, p. 211-224, Julho/Agosto, 2008.
Porque é o nutriente mais indicado para a prática esportiva
A ingestão de carboidratos durante o exercício promove a manutenção da glicemia, pois possibilita que a glicose circulante sustente por período prolongado a demanda energética dos músculos que exercem a atividade, visando reduzir a taxa de depleção do glicogênio muscular, o que aumenta a capacidade de se manter em atividade prolongada (TIRAPEGUI, 2005 apud COSTA et al. 2016).
No período imediato após o exercício, são observados dois aspectos que contribuem para que o processo de ressíntese (reabastecimento) do glicogênio seja mais eficiente, são eles: aporte adequado de glicose circulante por meio do consumo de carboidratos e uma boa hidratação com quantidades significativas de eletrólitos, visando promover uma retenção de líquido intracelular e regulação do volume plasmático por meio da ingestão de Na+ (sódio).
Os músculos são aptos a captar glicose independentemente do estímulo da insulina durante ou logo após um estímulo, o exercício também aumenta a sensibilidade dos músculos à ação da insulina que é secretada após o estímulo da glicose (PIAIA; ROCHA; VALE, 2007).
A preferência por carboidratos é evidenciada, porque esse nutriente é de fácil oxidação, quando comparado a gorduras e proteínas, visto que, ele é 100% utilizado para a produção de energia no metabolismo humano, garantindo assim uma forma de obtenção de energia rápida, segura e eficiente.
Como utilizar o carboidrato de forma assertiva e performar na prática esportiva
A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte salienta que o consumo adequado para praticantes de exercício físico moderado a intenso está em cerca de 60 a 70% do VET (Valor Energético Total) (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2009).
Para a promoção de recuperação muscular e aporte energético durante a atividade, juntamente com proteínas, o consumo de carboidratos é indicado na proporção de 5 a 8g/kg de peso corporal por dia, em exercícios prolongados de alta intensidade como os de endurance, o consumo pode chegar até 10g/kg/dia.
Costa et al. (2016), realizou uma pesquisa com 10 atletas da ginástica rítmica, onde foi observado o consumo durante o treino de uma bebida contendo 8% de carboidrato, composta por mistura de sacarose, glicose e frutose.
Por meio do estudo, foi constatado que as concentrações plasmáticas de glicose permaneceram estáveis, ou seja, foram eficientes na manutenção da glicemia durante o treinamento dos grupos que ingeriram a bebida à base de carboidrato, o que contribui para melhora da performance.
Referências:
BESERRA, Talita Leite; BRAGA, Vanessa Figueiredo Cruz. A Influência do Uso de Carboidratos Sobre o Desempenho Físico: Revisão Sistemática. Rev. Interfaces, Faculdade Juazeiro do Norte - FJN, v. 05, n. 15, p. 1 - 6, Julho. 2018. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/382. Acesso em: 01/06/2022.
JUNIOR, Vilmo. Carboidratos: Estrutura, Propriedades e Funções, Araraquara - SP, n. 29, p. 1 - 6, Agosto. 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/03-CCD-2907.pdf. Acesso em: 01/06/2022.
SILVA, Anderson; MIRANDA, Guilherme. A Influência Dos Carboidratos Antes, Depois e Após-Treinos de Alta Intensidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 2, n. 10, p. 1-14, Julho/Agosto, 2008. Disponível em:
http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/67/66. Acesso em: 02/06/2022.
Site Pinterest, 2022. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/243335186160227330/. Acesso em: 01/06/2022.
Comments